Na hora de alugar um imóvel, podem existir situações ou documentos que façam você ficar com algumas dúvidas. O contrato talvez seja uma delas, já que ele pode possuir muitas páginas e diversos pontos a serem analisados antes da efetivação.

Por isso, hoje vamos te mostrar como preencher o contrato de locação e em quais pontos você não pode deixar de prestar atenção para evitar problemas futuros. Quer saber mais? É só continuar a leitura do artigo!

Como preencher contrato de locação?

Na hora de fechar negócio e alugar um imóvel, você terá que preencher e assinar um contrato de locação. É importante que você se atente em algumas questões que estão no documento.

O primeiro passo é: leia tudo com atenção antes de assiná-lo. E, se tiver algo que você queira acrescentar, questionar ou retirar, é importante anotar e procurar o proprietário ou o corretor responsável para conversar sobre as questões que você notou.

Veja agora como preencher o contrato de locação e as questões que você deve se atentar para não ter que lidar com problemas:

1- Identificação das partes

A primeira coisa que você deve prestar atenção em um contrato de locação, é se ele contém todos os seus dados, do proprietário do imóvel e, se for o caso, de terceiros (procurador, fiador). Informações como nome completo, endereço, profissão, número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Registro Geral (RG) das partes fazem parte desse tipo de documento.

Ter tudo identificado é essencial para que não hajam confusões com pessoas de mesmo nome. Além disso, caso alguma complicação aconteça e você tenha que recorrer à justiça, você terá todas as informações em mãos e não precisará passar por apertos.

2- Valores do imóvel e de multas

O segundo passo importante quando você for preencher ou receber o contrato de aluguel do imóvel é verificar se o valor que consta no documento foi realmente o que tinha sido conversado e fechado com o locatário.

Também é importante que a porcentagem de reajuste do valor do aluguel esteja especificada. Além disso, é necessário que esteja identificado de quem será a responsabilidade de pagar as taxas, impostos e quais são os valores de multa, caso haja atrasos ou desistência da locação antes do que foi acordado no documento.

3- Datas para mudanças

Falando em desistência, fique atento às datas que serão estabelecidas no contrato, como qual é o tempo mínimo de permanência no imóvel e se existe um tempo máximo. Verifique também qual foi a data acertada para os pagamentos serem feitos. Estando ciente desses prazos, as chances de você ou o proprietário terem algum tipo de surpresa indesejada ou conflitos será bem menor.

4- Despesas extras

Outro ponto muito importante para você ficar atento são as despesas em geral do imóvel. Se algum problema acontecer e um conserto ou reforma tiverem que ser feitos durante o período de locação da casa ou apartamento, é importante já saber de antemão quem irá arcar com esses possíveis custos. É bom que tudo esteja bem claro no contrato e que todos saibam de suas responsabilidades para que desentendimentos não aconteçam.

5- Estrutura do imóvel

Normalmente, no contrato é especificado o que pode ou não ser feito no local durante o tempo de aluguel. Lembrando que qualquer modificação deve ser avisada previamente ao proprietário, e ele terá que autorizar a transformação.

No final do período de locação, o imóvel deve ser devolvido nas condições em que os inquilinos receberam e da forma que estava acordado na vistoria – um outro documento que faz parte do contrato de locação.

Como o Gruponew irá te ajudar?

Esses são apenas alguns dos pontos que você deve ficar atento ao preencher o contrato para alugar um imóvel. Por isso, o Gruponew é uma imobiliária com 10 anos de experiência que conta com uma equipe de corretores e advogados especializados para te ajudar com esse processo!

Nós vamos te auxiliar no preenchimento e análise do contrato, fazendo com que o negócio seja fechado de forma mais rápida e segura. Além disso, você receberá todo o suporte necessário para ter uma negociação mais tranquila e que atenda às suas necessidades quando for alugar um imóvel!

Assim, você evita dor de cabeça com problemas e erros no contrato de locação, além de economizar tempo e dinheiro!

Deixe seu comentário