Casa nova, novos ares, novas pessoas… quem não gosta de uma mudança, não é mesmo? Decidir mudar de casa costuma ser um momento bastante empolgante. Mas quando pensamos no processo, muitas vezes não parece tão atrativo assim! Quem já passou por uma mudança de imóvel, mesmo que seja na mesma região, sabe o quanto isso pode gerar uma enorme bagunça e muito cansaço para os envolvidos.

Por isso, é fundamental se preparar com antecedência e saber o que fazer para tornar esse processo o mais simples possível. E hoje nós vamos te ajudar com isso! Quer saber como organizar mudança sem dor de cabeça? Continue a leitura para ficar por dentro dos 5 passos fundamentais que preparamos para você!

1 – Faça um planejamento

A nossa primeira dica é: programe-se! Uma mudança organizada envolve muito planejamento. Vale mais a pena gastar tempo colocando no papel o que deve ser feito e quais são as datas para cada atividade, do que perceber de última hora que um serviço fundamental está faltando, por exemplo.

Quando definir a data da mudança, planeje e entre em contato com as empresas responsáveis por fazer a ligação dos serviços fundamentais. Leve em consideração que alguns deles, como luz, água e internet, por exemplo, levam cerca de 2 a 7 dias para serem instalados. Então você não pode deixar de agendar o serviço com antecedência!

Além disso, se você for receber móveis e eletrodomésticos novos na casa, também é necessário planejar e combinar a data de entrega na hora da compra. Nada pior do que estender a mudança por semanas e até mesmo meses por não ter se programado direito!

Outro ponto fundamental para o seu planejamento: você fará a sua mudança sozinho? Contará com a ajuda de amigos? Precisará contratar um transporte para os pertences grandes? Ou prefere pagar uma empresa que cuide de tudo? Todos esses questionamentos vão influenciar em seu planejamento de como organizar a mudança!

Não deixe de entrar em contato com as pessoas ou empresas necessárias e já deixar tudo agendado. Assim, você evita passar aperto de última hora! É claro que imprevistos acontecem, mas quanto mais tempo você gastar planejando, mais organizada e objetiva será a sua mudança.

2 – Liste os pertences

Feito o planejamento, hora de começar a pensar em como organizar os utensílios, móveis, enfeites e demais itens da casa. Nesse momento, é muito importante que você tenha consciência de tudo o que irá junto com você na mudança para manter a ordem. É muito comum que as pessoas percam coisas durante o processo! Mas, sabendo o que está indo ou não para o novo local, você consegue ter maior controle da situação.

Por isso, passe por cada cômodo e liste os pertences que irão para a casa nova. A ideia é fazer um verdadeiro inventário das principais coisas! Isso vai te ajudar na hora de organizar tudo nas caixas, já que você saberá quais objetos podem estar guardados juntos, e até mesmo a encontrar aqueles que “sumiram” sem querer.

3 – Separe o que será levado

Agora começam as partes um pouco mais cansativas de como organizar mudança: colocar tudo em caixas, etiquetá-las e organizá-las para serem levadas. Mas, calma que aqui nós temos algumas dicas muito importantes para você! Anote aí:

  1. Essa é a hora de fazer uma verdadeira limpa! Sabe aquelas coisas inúteis que a gente fica guardando em casa achando que algum dia vamos precisar? Desapegue! Além de facilitar a mudança, você não terá que ficar caçando locais para guardar esses objeto na nova casa.
  2. Comece a embalar os pertences que você não usa tanto com um ou até mesmo dois meses de antecedência. Objetos de decoração, aquelas roupas que ficam no fundo do armário… o alívio será grande quando no momento da mudança você lembrar que já adiantou o trabalho!
  3. Aproveite as malas de viagem para colocar roupas, sapatos, dentre outros.
  4. Não tire as roupas das gavetas ou cabides. No caso das gavetas, você pode embrulhá-las com um plástico para não sujar as suas roupas de pó. E, no caso dos cabides, é só dobrar as roupas sem tirá-los e empacotá-las. Isso com certeza será uma mão na roda na hora de guardar tudo!
  5. Prefira caixas pequenas e médias ao invés das grandes. Apesar de caber mais pertences, as caixas maiores ficam pesadas e difíceis de carregar.
  6. Coloque etiquetas em tudo! Agora que você já fez o inventário, essa parte fica muito mais fácil. Você pode guardar um grupo de objetos em uma caixa e sinalizar com algo que indique quais são eles no inventário.
  7. Marque os utensílios delicados, como objetos eletrônicos e louças, e não tenha medo de abusar do plástico-bolha para embrulhá-los!
  8. Por último: não deixe de ter uma mala com os utensílios básicos e imediatos: uma troca de roupas, produtos de higiene pessoal, carregador de celular… não será uma boa experiência ter que procurar e desempacotar caixas durante a mudança porque você esqueceu algo importante lá dentro!

4 – Organize-se em cômodos

Quando chegar na nova casa, a principal dica é: setorize a organização! É melhor desembalar e arrumar os objetos cômodo a cômodo do que deixar a casa inteira bagunçada. Pode ser que o processo seja longo e você não consiga terminar tudo em um dia só, então é melhor que as coisas permaneçam em caixas onde a arrumação ainda não foi iniciada.

Comece pelos cômodos principais e mantenha sempre um lixo, vassoura e panos de limpeza por perto. Assim, você tem menos chance de perder seus pertences e, consequentemente, termina o processo de forma mais simples e rápida.

E aí, o que achou das nossas dicas? Esperamos que a gente tenha te ajudado a entender como organizar mudança sem dor de cabeça! Se você quer ficar por dentro de mais assuntos como este, segue a gente no Facebook e no Instagram. Sempre temos novidades para você!

Deixe seu comentário